É um método de construção que utiliza o aço como principal material estrutural. O aço utilizado é fabricado por moldagem de chapa com baixa espessura, dobrado a frio e com tratamento anti-corrosão.
Isto significa, que a estrutura da construção, normalmente feita com ferro e betão, neste método é toda feita de elementos em aço, chamados perfis. Os perfis são criados por quinagem ou perfilagem, e unidos por encaixes e parafusos, formando as estruturas.
As estruturas são depois revestidas interior e exteriormente com vários materiais de alta qualidade e produção industrial, garantindo a durabilidade, segurança e conforto da construção.
Este método resulta em edifícios de baixo peso, popular na construção ou reabilitação de habitações, com elevados padrões de proteção contra sismos.
Segurança estrutural: os materiais usados neste tipo de construção são bastante seguros e resistentes. O baixo peso do edifício em si, os elementos mais pesados nas fundações e a maleabilidade do material torna esta construção tão ou mais segura que as tradicionais.
Conforto: o isolamento térmico de excelência é uma característica da construção LSF, tornando estes edifícios muito ecológicos, sendo até considerados como construções sustentáveis.
Sustentabilidade: os materiais usados são recicláveis e eco eficientes, verificando-se uma redução significativa da emissão de CO2 quando comparado à construção tradicional.
Construção rápida: o uso de materiais leves e o uso de sistemas de fixação rápida, sem cimento, bem como a facilidade na colocação das tubagens, tornam o sistema LSF muito rápido.
Excelente desempenho perante incêndios: apesar de o aço diminuir a sua resistência quando exposto ao calor, o uso de outros materiais a protegê-lo tornam as construções LSF muito resistente aos danos por fogo.
Versátil: a manutenção é fácil, eficaz e com um custo mais baixo que a construção tradicional, o que lhe permite, com o mesmo investimento da construção tradicional, criar coisas mais personalizadas.
Durável: como usa materiais bastante resistentes e duráveis na sua construção, o tempo de vida útil, sem manutenções extraordinárias, é bastante elevado.
FUNDAÇÃO:
Nas construções LSF, é a única fase em que é utilizado betão. Usualmente é aplicado na construção da placa térrea, significando desde logo uma poupança, uma vez que as fundações para o LSF são igulamente o piso térreo.
ESTRUTURA E PAREDES:
Neste fase é realizada a montagem do sistema LSF, já pré-produzidos em fábrica de acordo com o projeto. As paredes são revestidas internamente com gesso acartonado e externamente em OSB ou ETICS.
LAJES:
É possível construir lajes e pisos superiores em LSF, devidamente acauteladas por cálculos relativos ao uso da construção. As lajes também podem ser utilizadas para a passagem de cabos ou tubos, à semelhança das paredes.
A construção LSF é totalmente concebida em fábrica com o apoio dos mais avançados meios informáticos e tecnológicos, permitindo antever em projecto os problemas que geralmente se identificam durante a fase de obra. As suas vantagens e mais-valias são ainda mais visíveis em comparação directa com a construção convencional em alvenaria: